Comunicação Escrita Empresarial

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Objectivo Geral

Compreender a Importância e os Benefícios da Comunicação Escrita para a Cultura e Imagem Institucional.

Em Destaque

Melhore a Qualidade, Atractividade e Eficácia dos Suportes da Comunicação Organizacional.

Dirigido a:

Directores/ Responsáveis de Comunicação, Directores/ Responsáveis de Marketing, Gestores de Produtos/ Marcas, Gestores de Clientes/ Mercados, Directores Comerciais, Directores Administrativos e Técnicos de Comunicação/ Marketing.

1. Importância da Comunicação Escrita na Empresa.

- Conceitos, Princípios e Variáveis da Comunicação. Objectivos e Segmentação da Comunicação Escrita. Papel dos Comunicadores na Ética e Responsabilidade Social Corporativa.
- Imagem Institucional.
- Comunicação Institucional: Especificidades da Comunicação na Empresa.
- Cultura e Comunicação Institucional e Manual de Gestão da Comunicação.

2. Estruturação de Textos Empresariais - Recomendações para uma Redacção de Textos Empresariais Eficaz e Impactante.

- Fases de Elaboração de um Texto: Recolha e Planificação de Ideias e Informações da Mensagem de acordo com o(s) Objectivo(s) e Destinatário(s), Estruturação Organizativa, Ortografia; Pontuação, Estrutura Frásica e Gramatical; Notas de Rodapé; Notas Bibliográficas; Estilo e Aspecto Gráfico.
- Técnicas de Inteligibilidade e Impacto da Mensagem Escrita.
- Evitar e contornar Obstáculos à Eficácia Comunicacional: Expressões Complexas; Tom Negativo e Censurador; Linguagem Subjectiva; Construções Frásicas na Voz Passiva.
- Técnicas e Dicas Úteis.

3. Modelos de Documentos Escritos Empresariais.

- Comunicação Interna: Actas; Circulares e Textos Breves; Comunicados, Memorandos e Notas de Recepção de Chamadas; Intranet.
- Comunicação Externa: Carta; Fax; e-Mail; Petição e Requerimento; Relatórios e Propostas.
- Comunicação Comercial: Textos Publicitários; Notas de Imprensa; Sítios de Internet.
- Comunicação Protocolar: Normas e Tipos de Protocolo; Cartas, Convites e Cartões de Visita.

  • - Estruturar e redigir uma Mensagem Escrita com Impacto e Inteligibilidade.
  • - Identificar e evitar os Obstáculos à Eficácia Comunicacional: Expressões dúbias, Linguagem Subjectiva, entre outras.
  • - Conhecer e distinguir os vários Modelos de Documentos Escritos Empresariais, a nível Interno e Externo.
  • - Apreender Normas Protocolares com aplicabilidade à Escrita Empresarial.
  • - Redigir Documentos Impactantes, captando o Interesse e potenciando o Retorno Comunicacional.

De 22 a 23 setembro 2014

Lisboa

De 17 a 18 novembro 2014

Lisboa

Especialista de reconhecido prestígio, com vasta experiência nas Áreas de Comunicação Organizacional, Marketing e Publicidade.

Preço 695 € + IVA

Stage / Presencial / Código: MKT019

2 Dias (14 Horas)

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